notícias

Gandini elogia esforço do prefeito de São Mateus e confirma início de obras em Guriri

11 de junho de 2025

Em discurso na Assembleia Legislativa, deputado informou que as obras de macrodrenagem no balneário estão contratadas pelo governo do Estado e que o canteiro já está em fase final de montagem

O deputado estadual Fabrício Gandini (PSD), presidente da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, usou a tribuna na sessão ordinária para destacar o esforço do prefeito Marcus da Cozivip (Podemos), de São Mateus, no enfrentamento dos alagamentos crônicos que atingem a região de Guriri, no Norte do Espírito Santo.

Gandini informou, na sessão de segunda (9), que as obras de macrodrenagem no balneário estão contratadas pelo governo do Estado e que o canteiro já está em fase final de montagem.

“As pessoas vão poder ver as obras acontecendo, para que a gente tenha, finalmente, uma solução definitiva para o problema”, afirmou o deputado, que relatou ter obtido a informação com o presidente do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), Eustáquio de Freitas.

Ele relatou o conjunto de ações emergenciais que têm sido tomadas pela prefeitura, com apoio de empresas privadas e órgãos públicos.

Segundo a prefeitura, foram abertas três valas de contenção — duas no lado Norte e uma no Sul. A empresa Soma Urbanismo auxiliou na abertura da segunda vala no Norte, enquanto moto-bombas foram cedidas pela empresa Alcon e pelo Saae de Linhares.

Segundo Gandini, os alagamentos têm causado prejuízos recorrentes à população de Guriri. O prefeito decretou estado de emergência e tem atuado pessoalmente nas ruas, mesmo sob chuva e em meio aos transtornos.

“O prefeito Marcus da Cozivip tem enfrentado esse problema de frente, de manhã, de tarde, à noite e até nos fins de semana. Quero parabenizá-lo pela coragem e pelo compromisso com a população”, disse Gandini.

O deputado também reafirmou o apoio da Assembleia Legislativa à agenda ambiental do município.

“Com união entre a Prefeitura, o governo do Estado, a Assembleia e a sociedade, teremos uma resposta à altura do que Guriri precisa. A infraestrutura adequada vai permitir que essa região, tão importante para o turismo capixaba, avance ainda mais.”